Clique nas imagens para ampliar
rebobinamento de motores elétricos - Dando uma nova vida aos motores queimados.
Podemos chamar de arte o oficio de enrolar ou rebobinar motores elétricos que sofreram problemas elétricos e mecânicos.
Tendo em vista quie por mais que a prática de rebobinamento de motores elétricos, não é uma novidade; muito pelo contrário, porque sabemos que a força metriz exercida por um motor elétrico é muito antiga.
Seu processo de trabalho tem trinta por cento feito a mão, por profissionais que são verdadeiros artesãos.
O processo segue uma ordem simples, mas que requer atenção, pois geralmente será a mesma usada na montagem porém ao inverso.
Exemplo:
Tira-se a polia com muito cuidadousando uma ferramenta precisa chamada de saca polia, em seguida remove as tampas soltando os parafusos e por fim o rotor, essa é a parte que precisa de análise mecânica, visando detectar defeitos como quebra,folga dos rolamentos,riscos no rotor ou desgaste no laijamento das tampas.
Segue-se testando a parte elétrica, para ver a integridade dos cabos, isolação e bobinas.
Com o auxilio de uma ferramenta de medição denominada megômetro, acompanhamos a continuidade dos cabos numerado com uma sequência padrão e medimos o grau de isolação entre os fios de cobre esmaltados.
A carcaça do motor sendo detectado avarias de qualquer natureza na parte mecânica ou elétrica é preciso proceder com serviço que leva o nome de rebobinamento de motores elétricos.
Numa sequência frenética que mais parece um estudo do equipamento, pois são tirados dados do enrolamento original, em seguida cortando e contando as camadas de fios que chamamos de bobinas, tendo voltas circulares, as precisas espiras.
Depois de limpose devidamente isolados com poliester especial, o estator está preparado para receber sua devida quantidade de fios, em forma de bobina.
O rebobinamento de motores elétricos, pode ser chamado de arte, pois ele tem um belo acondicionamento de rolos de fios, com um aspecto que remete a um ninho de passáros, muita das vezes feitos em máquinas com gabarito, mas colocados à mão nos canais do estator.
O rebobinamento de motores elétricos precisa ser feito por um profissional qualificado, por exigir muitos calculos matemáticos, se por acaso não quiser ficar copiando os dados dos motores com possiveis erros se não forem originais, também para adequar a uma tensão não ?? ou dimensionamento excessivo ou insuficiente.
A qualidade da matéria prima usada no rebobinamento de motores elétricos é de suma importância para garantir bom funcionamento e uma vida útil aproximada de um motor novo.
Em nosso setor de reparo, o rebobinamento de motores elétricos , não consiste somente em trocar as bobinas queimadas e sim substituir todas sem excessão e colocar rolamentos novos adequados a rotação e força que será exercida na hora trabalho.
Somos especialistas nessa função, por isso garantimos todo o serviço com convicção no melhor desempenho do motor elétrico feito em nossa empresa.